quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ferrari Enzo é modificada pela Edo
Modelo emblemático recebe mais potência e chega a 871 cv 

Da Redação


A Ferrari Enzo assombrou o mundo automotivo em 2002. O bólido, que sucedeu a F50 como o melhor superesportivo de Maranello, chegou com nada menos que 670 cv de potência extraídos de um V12 6.0. Mas para a casa de preparação alemã Edo, até mesmo a Enzo pode ser melhorada, como comprova a versão XX Evolution criada por eles. As modificações começam pelo motor, cuja cilindrada é aumentada de 6 para 6,3 litros. Isso envolve uma reforma extensa, que inclui novos catalizadores, coletores de admissão, cabeçotes, comandos de válvulas, bielas, escapamentos e filtros de ar. Tudo para elevar a potência de 670 cv para 851 cv. E mais, sem os silenciosos, o motor pode entregar 871 cv. O torque não fica para trás, com 79,5 kgfm a 5.800 rpm. É basicamente o mesmo nível de rendimento da versão de fábrica Fxx Evoluzione, voltada para as pistas, mas em versão para as ruas.



Com o acréscimo de potência e 100 kg a menos na balança – apenas 1.265 kg – a Enzo XX Evolution conta ainda com um novo sistema de embreagem para o câmbio manual automatizado de seis marchas, o que diminuiu o tempo das passagens de 110 milissegundos para 60 milissegundos – um F1 faz o mesmo em 40 milissegundos. Com isso, a aceleração de zero a 100 km/h se dá em apenas 3,2 segundos. Da imobilidade aos 200 km/h, o superesportivo leva apenas 9 s, sendo que 10 s depois o modelo já risca os 300 km/h. A velocidade máxima é superior a 390 km/h, de acordo com a Edo Competition.



Em se tratando de uma Ferrari, o som advindo do motor não poderia ser negligenciado. A Edo oferece como opcional um sistema de escapamento em aço inoxidável com borboletas que permitem modificar o som do motor em um tipo mais civilizado e outro com uma sonoridade livre e agressiva.



A suspensão é completamente ajustável em um conjunto voltado para as pistas. Ainda assim, permanece o recurso de elevação do “bico” do carro, o que facilita as coisas em rampas e entradas de garagem. Além dos amortecedores ajustáveis, a Enzo XX Evolution conta também com sensores de pressão em cada pneu. As rodas são aro 19 na frente e aro 20 atrás, com pneus 335.



Esteticamente, o bólido recebeu um chamativo kit aerodinâmico, que inclui saias laterais e spoilers ajustáveis em três níveis nas extremidades da carroceria. As lanternas, com moldura escurecida, receberam LEDs. Para os interessados em modificar as suas Enzo “civis”, a Edo oferece um dia de testes da versão com instructor, mecânicos, transportes e hospedagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário